São Tomé e Príncipe : Sem Financiamento para Jogos Paralímpicos ? Participação de Alex dos Anjos em Risco
São Tomé e Príncipe : Sem Financiamento para Jogos Paralímpicos ? Segundo informação veiculada pela RSTP. o atleta São Tomense,, Alex dos Anjos que já representou São Tomé e Príncipe em várias competições internacionais e arrecadou medalhas para o país, não tem garantias financeiras para custear a viagem e a estadia em Paris.
O atleta já esteve presente em dois Jogos Paraolímpicos, Rio2016 e Tokyo2020, e
, foi escolhido para representar o país nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, entre Agosto e Setembro.
Aqui fica alguns excertos da entrevista dada pelo atleta à emissora de Televisão local
“Ainda [estou] com a esperança se eu vou ou não, porque até o último encontro que eu tinha com o meu
Noticia da RTSP
presidente, que é chefe de delegação, disse que até agora não temos bilhetes de passagem, porque o preço do
bilhete cada dia está a subir, então estou a treinar com essa perspectiva se vou ou não vou”, declarou o velocista
paralímpico são-tomense.”
Segundo a mesma fonte, enquanto atleta, Alex dos Anjos promete futuramente mais resultados satisfatórios e apela a mais inclusão de deficientes na prática do desporto no arquipélago.
“O meu objetivo é de mobilizar os outros que têm deficiências a praticar o desporto, não só atletismo, mas outras modalidades. E quando eu terminar a minha carreira desportiva [espero] poder apoiar o meu comité como treinador, ou como um dirigente de modo a manter vivo o comité paralímpico nacional”
Alex dos Anjos
Alex dos Anjos, tem 33 anos e vive em Riboque Capital. Nasceu sem um braço, mas nem por isso se deixou limitar.
Atualmente é estudante no curso de licenciatura em Educação Física, atleta paralímpico e técnico da direção geral dos desportos.
“Como é uma deficiência que na qual eu já nasci, então em casa para mim é tudo normal, eu faço tudo normal, e eu não vejo a dificuldade nenhuma”, afirmou o atleta.”
A partir dos seus 10 anos Alex dos Anjos começou a praticar futebol na escola de Gustavo Clemente, no campo de Riboque, mas foi no atletismo que surgiu a sua grande oportunidade como desportista.
Assista à história deste grande atleta https://rstp.st/topico/jogos-paralimpicos-paris-2024/)
Este aleta tem representado condignamente o País e seria uma grande tristeza que São Tomé não estivesse representada em Paris devido a questões financeiras.
Será que as entidades oficiais portuguesas não poderiam apoiar este atleta ? Afinal , como cada vez temos menos atletas portugueses a competir bem poderíamos dar uma ” mãozinha a nossa Lusofonia !
Comité Paralímpico Portugal não seria uma boa jornada de divulgação de interesse na causa paralímpica ?
Quando São Tomé se estreou em Jogos Paralímpicos
São Tomé e Príncipe participou pela primeira vez nos Jogos Paralímpicos em 2016 no Rio de Janeiro, Brasil, onde foi representado unicamente por Alex dos Anjos nas provas de pista e campo. São Tomé e Príncipe nunca participou dos Jogos Paralímpicos de Inverno e nunca ganhou uma medalha paralímpica.
As fortes limitações financeiras deste país da lusofonia, têm limitado o desenvolvimento da pratica desportiva no geral e do desporto adaptado em particular. Os países mais desenvolvidos da lusofonia poderiam unir esforços para proporcionar algumas condições dignas para a pratica e desenvolvimento desportivo.
Vamos Apoiar este país !
Se gostou deste artigo e pretende mais informação sobre São Tomé , Portugal e toda a lusofonia paralímpica acompanhe Paralímpicos Stars
Acompanhe mais artigos sobre São Tomé e os Jogos Paralímpicos aqui
Acompanhe o video sobre a situação dramática dos atletas em São Tomé
Apoio Alex apoia também !
Partilhe nas redes sociais !
Pingback: Timor Leste : História nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos até Paris2024 - Paralímpicos Stars