Ontem, realizou-se a cerimónia de apresentação da comitiva paralímpica de Portugal. A cerimónia decorreu nos jardins da Câmara Municipal de Loures e confirmou a presença de 27 atletas de 10 modalidades nos Jogos Paralímpicos Paris 2024.
Perante estes enormes atletas que irão elevar bem alto a bandeira e o Hino da nossa nação, a cerimónia contou com a presença das maiores representantes do nosso país.
O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, que escolheu as palavras inspiradoras,
“a gratidão do governo”, também não estabeleceu metas em relação aos resultados nos Jogos, que decorrerão entre 28 de agosto e 08 de setembro.
“Vocês são um grande exemplo para toda a juventude portuguesa, e para todos nós. Não há metas [de resultados], vamos sofrer e celebrar convosco. Obrigado por nos fazerem sonhar, obrigado por todas as alegrias que nos têm dado”, disse.
Carlos Abreu Amorim, Secretário de estado Adjunto dos Assuntos parlamentares
outras individualidades representantes do nosso país , escolheram proferir as seguintes palavras
“compromisso do governo com o desporto” e considerou que os atletas paralímpicos são “um orgulho, e um exemplo de resiliência e empenho”.
secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes,
A apresentação Olímpica de Portugal
No passado dia 8 de Julho , a missão olímpica nacional que representará o país, foi recebida no Picadeiro Real do Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, pelo representante máximo da República Portuguesa,
Olímpicos e Paralímpicos : Descubra as Diferenças
As 2 comitivas elevarão bem alto o nome e a representação de Portugal nas Olímpiadas de Paris2024 e seguramente contarão com o máximo empenho de todos os atletas.
No entanto, o sucesso desportivo das 2 comitivas deverá ser totalmente distinto, uma vez que uma parte significativa da Comitiva Paralímpica contará com um maior número de atletas que figuram na elite do desporto paralímpico mundial.
Desde a modalidade de Boccia, onde Portugal é Lider mundial em nº de medalhas conquistadas, à natação com presença de recordistas mundiais , às jovens promessas do Baminton , Canoagem entre tantos outros, serão enormes esperanças na obtenção de sucesso desportivo.
No entanto , mais do que o sucesso desportivo das comitivas está o reconhecimento do esforço dos atletas para conseguirem estar no maior evento desportivo mundial e por esse facto, será indiferente .ser um atleta Olímpico ou Paralímpico.
Indiferente Olímpico ou Paralímpico.
Tocha Olimpica Lusitana
Descriminação Paralímpica
Ao longo das 2 últimas décadas tem sido notória a diferenciação entre atletas Olímpicos e Paralímpicos de Portugal, sendo as cerimónias de apresentação ou de condecoração de atletas , o expoente máximo da descriminação entre os diversos atletas.
O Atleta Paralimpico que luta com todas as suas forças para representar o seu pais e superar todas os enormes desafios que a vida lhe proporcionou é condecorado com
Grandes comendas da Ordem de freixo de espada cinta
os outros, nacionais ou fazendo parte do investimento nacional pata obtenção fácil de sucesso desportivo, são condecorados com
galardões máximos da Republica.
Presidente da República condecora atletas medalhados em Tóquio e também o presidente do COP
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta terça-feira atletas olímpicos e paralímpicos medalhados nos Jogos de Tóquio 2020, e também o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino.
Pedro Pichardo, medalha de ouro e campeão olímpico do triplo salto, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, e Jorge Fonseca, medalha de bronze na competição de Judo, -100kg, recebeu a insígnia de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Já os atletas paralímpicos Norberto Mourão (Canoagem) e Miguel Monteiro (Atletismo), ambos medalha de bronze em Tóquio 2020, são agora Comendadores da Ordem do Mérito.
Presidente da República agradeceu aos atletas por terem “vindo a afirmar-se e a melhorar ao longo do tempo. Isso é muito prestigiante para Portugal. Sabendo nós que os recursos são limitados, das dificuldades da programação da vida de todos os que pertencem a esse mundo, queria agradecer-vos em nome das portuguesas e dos portugueses pelos momentos de felicidade que nos deram no ano de 2021.”
O presidente do COP, José Manuel Constantino foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, que visa distinguir os “altos serviços prestados à causa da educação e do ensino.” Marcelo Rebelo de Sousa justificou a condecoração ao presidente do COP por ter “tido uma responsabilidade ao longo de muitos anos no tocante às representações olímpicas de Portugal e que, em momentos uns mais fáceis e outros mais difíceis,
com os recursos disponíveis, mas com uma preocupação de planeamento e de programação a prazo, soube encabeçar um período fasto e muito positivo para a nossa presença no mundo. Isso merece ser recompensado e daí ter decidido atribuir-lhe a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública, porque se trata de uma verdadeira missão formativa, pedagógica de âmbito nacional e de repercussão internacional.”
José Manuel Constantino agradeceu “a distinção que foi outorgada aos atletas medalhados olímpicos. A distinção atribuída ao Presidente do Comité Olímpico de Portugal partilho-a com todos os elementos da Missão aos Jogos de Tóquio 2020. Cada um deles contribuiu para ela.”
Comité Paralímpico Portugal
Mais uma vez , em Paris 2024, apesar das palavras ” Orgulho” , “reconhecimento” entre tantas outras atiradas pra adornar a apresentação, as mesmas não escondem as evidencias
DIFERENCIAÇÃO ENTRE OLIMPICOS E PARALIMPICOS
DESCRIMINAÇÃO !
Tocha Olimipica Lusitana
Portugal: A Menor Comitiva das 2 últimas Décadas!
As festas e festinhas, os orgulhos nas palavras e a forte vontade dos atletas paralímpicos em obterem os melhores resultados possíveis e , na prática, poderão consegui-lo, através de um nº de medalhas que poderá superar muitas edições anteriores, não poderão ocultar a triste realidade
Serão apenas 27 Bravos lusitanos que tentarão elevar bem alto a bandeira e o Hino do nosso país.
Vale a penas reforçar esta ideia com uma reportagem da SIC NOTICIAS
Balanço Desastroso da 2 últimas Décadas Paralímpicas
- Menor representação das 2 últimas décadas;
- Estagnaçãa total do desporto adaptado em nº de atletas federados;
- Falta de investimento na promoção e na motivação dq pratica de desporto adaptado;
- Mesmo em modalidades onde Portugal ainda lidera no Ranking, ultrapassado pelo Brasil ( BOCCIA)
- Num País de Futebol e só futebol, nem Futebol para cegos há investimento !
Um dia as entidades de Portugal , decidirão que controlando os custos de construção de um novo Aeroporto ou um TGV, poderá sobrar uns trocos para investir em algo assim……………
CPB exemplo . acompanhe em
Acompanhe os jogos paralímpicos e a participação de Portugal e da lusofonia em Paralímpicos Stars
Artigos relacionados