Portugal assegurou mais uma vaga nos jogos Paralímpicos Paris2024, passando a contar com a presença de 27 atletas. Segundo o comunicado do Comité Paralímpico de Portugal, Simone Fragoso vai competir na categoria de -41kg naquela que será a estreia nacional na modalidade de Powerlifting em Jogos Paralímpicos.
Simone Fragoso, irá para a sua 4 presença em Jogos Paralímpicos, depois da sua presença nos Jogos de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016 na modalidade de natação.
Assim, serão 10 modalidades representadas nos Paralímpicos de Paris024, um valor Record que já tinha sido conseguido nesta edição e que continua a ser reforçado.
Bom trabalho Comité Pralímpico de Portugal !
Aqui fica o comunicado oficial
quota na modalidade de Powerlifting à atleta Simone Fragoso para os Jogos Paralímpicos Paris 2024. A vaga foi atribuída em sequência do pedido de convite efetuado pelo Comité Paralímpico de Portugal (CPP) que foi aceite pelo Comité Paralímpico Internacional. Simone Fragoso vai competir na categoria de -41kg naquela que será a estreia nacional na modalidade de Powerlifting em Jogos Paralímpicos.
Simone Fragoso regressa assim aos Jogos Paralímpicos depois das participações em Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016 na modalidade de natação.
Portugal possui agora 27 quotas asseguradas em 10 modalidades para os Jogos Paralímpicos Paris 2024 que se realizam de 28 de agosto a 8 de setembro na capital francesa.
As 10 modalidades em que Portugal estará representado em Paris 2024 constituem um recorde no que concerne ao número de modalidades com representação nacional em edições de Jogos Paralímpicos, superando as oito modalidades registadas em Tóquio 2020.
O boccia conta com sete atletas confirmados pelos individuais Ana Sofia Costa, Ana Catarina Correia, José Gonçalves e Carla Oliveira e a equipa BC1-BC2 que será composta por três atletas. O atletismo possui seis quotas não-nominais e a natação quatro, sendo que estas últimas serão preenchidas pelos nadadores Daniel Videira, Diogo Cancela, Marco Meneses e Tomás Cordeiro.
A canoagem tem a participação dos canoístas Alex Santos e Norberto Mourão garantida, o ciclismo apresenta-se com Luís Costa na vertente de estrada e Telmo Pinão nas vertentes de estrada e pista, o judo compete com Miguel Vieira e Djibrilo Iafa, o badminton está representado por Beatriz Monteiro, o tiro tem em ação Margarida Lapa, o Triatlo estreia-se com Filipe Marques e o Powerlifting estreia-se também com Simone Fragoso.
Comité Paralímpico Portugal
Paralímpicos Paris2024: Conheça mais sobre Simone Fragoso
Leia esta extraordinária reportagem concedida ao Paralympics.org
Primeiro e única Para Powerlifter de Portugal orgulha-se de ser mais pequeno em campo
O nadador paralímpico que se tornou levantador de peso vai competir nos Jogos IWAS de Vila Real de Santo António 2022, a realizar em Portugal de 23 a 29 de novembro22 Novembro 2022
Cada um dos elevadores de Simone Fragoso estabelece uma nova referência para o powerlifting português.
Simone Fragoso está acostumada a receber alguns olhares quando vai à academia.
Com um peso de 26kg e competindo no feminino até 41kg, ela é a menor levantadora de peso da menor classe de peso que existe. Ela também é uma das mais fortes.
“Quando vou à academia, os homens grandes olham tipo, ‘O quê? O quê?’ Eles vêem-me: ‘Como assim? Como assim? Ela é tão pequena!’ E eu só levanto a fasquia: ‘Ooof!'”, disse Fragoso.
Seu recorde pessoal de 45kg é quase o dobro de seu peso corporal e ela pretende aumentar esse número para 60kg nos próximos dois anos até Paris 2024. Estes seriam seus quatro Jogos Paralímpicos, mas o primeiro no levantamento de peso paraense.
Mais do que uma ambição pessoal, como primeira mulher e atualmente a única levantadora de peso do Pará entre os 10 milhões portugueses, Fragoso sabe que cada um dos seus levantamentos faz a diferença para além do placar.
Um E Único
Fragoso compete no esporte desde os 26 anos. Antes de colocar as mãos em pó com giz de levantamento, ela era uma exímia nadadora paraense, especializada no borboleta e competindo em três Jogos Paralímpicos.
As marcas em seu corpo são uma prova disso.
“Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016…” Fragoso lista três tatuagens que homenageiam seus maiores marcos esportivos.
Há espaço para uma tatuagem de Paris 2024 também?
“Aqui mesmo!”, ela concorda entusiasmada, apontando para a testa. “E Paris! Primeira mulher de Portugal!”
O sonho de ir aos Jogos Paralímpicos de 2024 como halterofilista paraense nasceu há pouco mais de um ano, quando, em abril de 2021, Fragoso foi convidado pela primeira vez para experimentar o esporte. Ela tinha acabado de saber que não se classificaria para Tóquio-2020 como nadadora paraense e estava ansiosa para explorar outras opções.
“Eu tinha tempo para Tóquio, mas havia um vírus COVID e a piscina estava fechada, então não pudemos treinar para Tóquio. Depois, havia apenas uma cota para meninas. Eu estava em 12º lugar no borboleta e minha colega estava em 8º lugar, então ela foi. Eu não”, disse Fragoso.
“Então eu queria começar algo novo. Toda a gente em Portugal conhece-me como nadador e agora vou dar o primeiro passo como halterofilista para que todos possam praticar. Posso ser um exemplo de resiliência.
“Estamos no caminho para dar o primeiro passo para que outros comecem em Portugal.”
Fragoso não era uma novata completa quando fez a mudança para o powerlifting. Ela teve sessões de musculação na academia como parte de seu treinamento para a natação, levantando até 35kg, mas quando seu foco se voltou totalmente para o levantamento de peso, suas ambições também ficaram mais pesadas.
No European Open de 2022, que foi realizado em Tbilisi, na Geórgia, no final de setembro, Fragoso foi em busca de seu melhor desempenho pessoal na rodada final, apesar de ter perdido a tentativa anterior.
“(Na primeira tentativa) o treinador me disse: ‘Simone, só quero marcar’, então marcamos os 35. Foi bom. É confortável, para começar. E então estávamos indo para 40. Aí o 40 não vai bem e ele queria repetir os 40, e eu disse que não”, disse Fragoso.
“Eu estava discutindo e falei: ‘Treinador, vamos fazer os 45! Vamos lá!’ ‘E você está confortável com isso?’ “Sim, vamos fazer isso! Eu tenho força, eu consigo’.
“Eu tenho a marca confortável, então vamos fazer a marca desconfortável. Vamos dar o meu melhor’. ‘Tem certeza?’ ‘É!'”
Embora o levantamento de 45kg não tenha sido suficiente para render uma medalha a Fragoso, ela recebeu inúmeras mensagens de parabéns e abraços dos demais atletas após o encerramento da competição.
“Eu sou o menor. Eu sou o mais velho. E eu sou mulher”, disse Fragoso sobre sua popularidade no circuito paraense de powerlifting. “E você sabe, as pessoas pensam que são os homens no esporte que têm o poder.”
Dando Um Show
O espetáculo que é o levantamento de peso paraense é uma boa opção para Fragoso, que além de competir no esporte e treinar natação, também tem formação em música.
Mestre em educação musical, Fragoso sabe em primeira mão o que é preciso para fazer um espetáculo. E para ela, o drama de ficar sozinha no palco do levantamento de peso paraense por dois minutos para fazer o levantamento não é comparável a pular na piscina com outros sete atletas.
“É como uma espécie de teatro”, disse ela. “Isto é um teatro e você faz o seu espetáculo. Você só tem dois minutos. A ansiedade cresce com isso. Na piscina, não temos isso. Você pode fazer o seu melhor em três minutos ou dois minutos. Você faz o seu melhor, mas não tem um tempo (limite). É só o seu tempo.”
Com o coração batendo durante esses dois minutos no palco, Fragoso encontra energia na música alta e dramática tipicamente tocada em competições de powerlifting.
“Tenho ansiedade, então o coração bate um pouco mais rápido”, disse o atleta. “Eu amo a música. Dá-lhe força. Dá-lhe algo para estar nervoso, para estar motivado para fazer o seu desempenho.”
Não há dúvidas sobre o quão motivado Fragoso está, com ou sem a música. Mesmo quando vai de férias, passa grande parte do tempo olhando para os halteres.
“Eu treino durante minhas férias, minhas férias de verão”, disse ela. “Fui para a Espanha em um passeio com alguém e escolhemos os hotéis que têm o banco e o bar, para que eu possa treinar quatro vezes por semana, três vezes por semana.”
O próximo objetivo de Fragoso é levantar 60kg, o que aumentaria suas chances de classificação para Paris 2024. Antes disso, vai competir nos Jogos IWAS de Vila Real de Santo António 2022, a decorrer em Portugal de 23 a 29 de novembro.
Paralympics.org
Veja mais artigos relacionados com a participação de Portugal nos Jogos Paralímpicos de Paris2024
Atletismo : Portugal Garante mais 2 vagas nos Jogos Paralímpicos Paris2024
Paralímpicos Paris2024 : Ciclismo Garante a Portugal mais uma Vaga no Ciclismo
Paracanoagem : Norberto Mourão Sagrou-se Campeão Europeu
Acompanhe os atletas de Portugal e da lusofonia nos Paralímpicos de Paris2024 em Paralímpicos stars
Pingback: Paris2024 : 6 Arenas Prontas Para Jogos Paralímpicos - Paralímpicos Stars
Pingback: Natação: Os 4 Magníficos Paralímpicos de Portugal - Paralímpicos Stars