Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 serão um dos maiores eventos desportivos já realizados em França e trata-se do segundo maior evento multidesportivo à escala global.
Os Jogos Paralímpicos são muito mais que um evento desportivo: eles oferecem uma oportunidade única de destacar o desporto e a deficiência, inspirar indivíduos, promover mudanças sociais e oportunidades inclusivas para as pessoas com deficiência.
Quando começam as Paralimpiadas de Paris 2024?
O megaevento tem início em 28 de Agosto com a cerimónia de abertura e as provas arrancarão a 29 de Agosto.
Quanto tempo dura os Paralímpicos Paris 2024?
As paralimpíadas 2024 terão a duração de 12 dias de enorme entrega e superação.
As Paralimpíadas em números?
- 185 Comitês Paralímpicos Nacionais
- 22 modalidades
- 12 dias ( competição e cerimónia)
- 18 locais de competição
- 549 eventos
- 4.400 atletas
- Mais de 3 milhões de espectadores
Nem mais, quase 4 milhões de espectadores em todo o mundo, para aquela que é considerada a segundo maior evento multidesportivo à escala global.
A Importância dos Jogos de Paris 2024?
Num mundo envolvido em diversos conflitos que minam a confiança e a segurança às populações, Paris será um símbolo de união dos povos na busca de um futuro mais tranquilo e promissor.
Paris 2024 tem a ambição de incrementar ainda mais o interesse do público em geral pelo desporto para pessoas com deficiência, muito através da ideia de que os Jogos Paralímpicos são muito mais que um evento desportivo:
“ Os Jogos oferecem uma oportunidade única para chamar a atenção do mundo para o desporto e a deficiência, inspirar indivíduos, provocar mudanças sociais e promover oportunidades profissionais e desportivas mais inclusivas às pessoas com deficiência “
Olympics.com
Calendário das Paralimpíadas Paris 2024
- Cerimónia de Abertura: 28 de Agosto de 2024
- 29 De Agosto o Arranque da Competição
O desporto começa neste dia , com 11 desportos paralímpicos em exibição logo no primeiro dia de competição. Um desses desportos é o rugby em cadeira de rodas.
Entrega de Medalhas Todos os Dias
Nenhum dia dos Jogos Paralímpicos passará sem medalhas concedidas. Os primeiros campeões paralímpicos de Paris 2024 serão nomeados na pista do velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines em 29 de agosto, onde os eventos começarão às 11h. No início da noite, a diversão continuará sob a cúpula espetacular do Grand Palais, com as primeiras finais de para taekwondo, enquanto as primeiras finais de para natação ocorrerão na Paris La Défense Arena, em Nanterre.
Outros locais extraordinários receberão espectadores neste importante dia de estreias. Invalides fornecerá o cenário de tirar o fôlego para eventos de arco e flecha paralímpicos, enquanto a Bercy Arena sediará a tão aguardada competição de basquete em cadeira de rodas e a South Paris Arena agrupará três diferentes disciplinas paralímpicas em uma área – bocha, tênis de mesa paralímpico e goalball. Os espectadores mais famintos por desporto certamente encontrarão algo para satisfazer seu apetite!
Não haverá novas disciplinas nos Jogos Paralímpicos, mas o para badminton começará sua segunda aparição paralímpica em Paris em 29 de agosto. Esta nova disciplina paralímpica teve grande sucesso em Tóquio, onde o francês Lucas Mazur foi nomeado campeão. Em 2024, os eventos de para badminton ocorrerão na Porte de La Chapelle Arena.
Portugal está representado por Beatriz Monteiro
30 de Agosto novas Competições em destaque
Torre Eiffel e o Mítico Roland Garros
A competição de futebol para cegos começará na sexta-feira, 30 de agosto, no local mais tipicamente parisiense, aos pés da Torre Eiffel. O Brasil, invicto desde que o futebol para cegos foi adicionado pela primeira vez ao programa paralímpico em 2004, finalmente será derrubado? Veremos ! A Argentina é atualmente a nº 1 do Ranking.
Enquanto isso, no mesmo dia, os jogadores de ténis irão medir forças na terra batida Roland Garros para começar o torneio de ténis em cadeira de rodas mais seletivo do mundo.
10 Dias de Para – Natação e Para-Atletismo
Os espectadores aproveitarão 10 dias de eventos de paraatletismo (30 de agosto a 8 de setembro) e paranatação (29 de agosto a 7 de setembro), abrangendo quase todos os Jogos.
É tempo de sobra para fazer performances emocionantes e quebrar novos recordes. Marcados por velocidade, força, energia explosiva e resistência, esses esportes são alguns dos mais icônicos do programa paralímpico.
Eventos de pista, salto e arremesso ocorrerão no Stade de France, enquanto a natação tem encontro marcado para La Défense Arena em Nanterre – mas todos os locais exibirão performances incríveis e majestosas.
Portugal conta com 4 participantes na Natação : Daniel Videira, Diogo Cancela, Marco Meneses e Tomás Cordeiro.
Dois Fins de Semana Cheios de Ação
O primeiro fim de semana dos Jogos Paralímpicos (31 de agosto a 1º de setembro) oferecerá uma programação muito densa, com 16 desportos no sábado. Os espectadores poderão assistir aos cavaleiros realizando suas sequências mais impressionantes nos jardins do Castelo de Versalhes ou ir para Vaires‑sur‑Marne para remo e, no fim de semana seguinte (7 a 8 de setembro), eventos de paracanoagem. (Norberto Mourão estará em ação).
O espetáculo desportivo chegará até as ruas de Paris por meio do paratriatlo ( Presença Portuguesa no Triatlo – Filipe Marques) Os triatletas começarão o desafio junto ao rio Sena, no domingo 1º e na segunda-feira 2 de Setembro.
Enquanto isso, em Seine-Saint-Denis, as corridas de estrada paralímpicas começarão em Clichy-sous-Bois na quarta-feira, 4, e no sábado, 7 de setembro, para alegria dos fãs do ciclismo.
Por fim, o fim de semana de encerramento (7 a 8 de setembro) será uma oportunidade de assistir ao Judo no cenário espetacular da arena Champ de Mars, bem como à esgrima em cadeira de rodas sob a cúpula do igualmente encantador Grand Palais.
Locais onde se realizam as provas
Eiffel Tower Stadium – Modalidades : Futebol para Cegos
Champ-de-Mars Arena – Modalidades : Rugby; Judo
Grand Palais – Modalidades – Taekwondo ; Esgrima
Invalides . – Modalidades Tiro com Arco
Pont Alexandre III – Modalidades : Triatlo
Roland-Garros Stadium – Philippe Chatrier . Modalidades – Ténis em Cadeira de Rodas
Roland-Garros Stadium – Suzanne Lenglen – Modalidades – Ténis em Cadeira de Rodas
South Paris Arena 1 Modalidade : Boccia
South Paris Arena 4 Modalidade Ténis de mesa
South Paris Arena 6 Modalidade : Goalball
Bercy Arena Modalidade : BasketBall,
Porte de La Chapelle Arena Modalidade : Badminton; Peso
Paris La Defense Arena Modalidade : Natação
Confira a informação em Olympics.com
Quais as modalidades das Paralimpíadas 2024?
O desporto paralímpico é composto por 22 modalidades e todas estarão em competição em Paris.
- Atletismo
- Badminton
- Basquetebol em cadeira de rodas
- Bocha
- Canoagem
- Ciclismo
- Esgrima em cadeira de rodas
- Futebol de cinco
- Goalball
- Hipismo
- Judô
- Levantamento de peso
- Natação
- Remo
- Rugby em cadeiras de rodas
- Taekwondo
- Tênis de mesa
- Tênis em cadeira de rodas
- Tiro
- Tiro com arco
- Triatlo
- Voleibol sentado
Qual será a participação de Portugal nas Paralimpíadas 24?
A delegação portuguesa competirá em 8 modalidades e deverá contar com um número entre 26 a 30 atletas.
Qual será a participação da Lusofonia?
As listas de Participantes ainda não se encontram encerradas mas a Lusofonia, contará com um forte contingente Brasileiro que deverá ultrapassar os 250 atletas e provavelmente, deverá ter a presença de atletas de Cabo Verde, Angola , Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Guiné Bissau .
Onde Assistir aos Jogos Paralímpicos?
Até ao momento , apenas são conhecidos os operadores de televisão que asseguraram os direitos de transmissão, podendo, posteriormente, virem a ser adquiridos por outros canais, à semelhança de edições anteriores.
Para a Europa e Portugal os direitos foram adquiridos pela Warner Bros, Discovery, sendo expectável que a RTP venha a comprar alguns direitos de transmissão.
No caso do Brasil, a rede Globo assegurou os direitos de transmissão de todo o evento, pelo que , pelo menos, esta emissora transmitirá o evento. A rede Globo já tinha assegurado os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio.
Para o resto da lusofonia, os direitos foram adquiridos pela Superspor que revenderá esses direitos às entidades e televisões interessadas.
Poderá sempre verificar e acompanhar em IPC Videos – Live Streams (paralympic.org)
Se gostou do artigo e pretende mais infomações sobre os Jogos Paralímpicos e a presença de Portugal e da Lusofonia, acompanhe Paralímpicos Stars
Veja mais artigos relacionados