Moçambique : A Historia nos Jogos Paralímpicos até Paris2024

Moçambique : Jogos Paralímpicos
Moçambique : Jogos Paralímpicos

Moçambique estreou-se nas Jogos Paralímpicos em 2012 em Londres e nos Jogos de París2024, será a sua 5ª presença nesta Competição.

Na sua 2ª participação na competição, no Rio de Janeiro 2016, o país conseguiu a sua 1ª medalha através de  Edmilsa Governo, que conseguiu o terceiro lugar do pódio na final dos 400m rasos feminino – T12, 

Em Tóquio-2020,  apesar de não ter alcançado o pódio, quedando.se pelo 6º lugar, Edmilsa Governo, estabeleceu um novo recorde africano

O País, por sua vez, também bateu o recorde no número de representantes, ao levar para a capital nipónica 10 atletas de seis modalidades. Um esforço notável para um País que atravessa graves dificuldades económicas

Moçambique Jogos Paralímpicos Tóquio 2020
                                                            Jogos Tóquio 2020

 

Moçambique? Quantas medalhas nos Jogos Paralímpicos?

Até à edição dos jogos Paralímpicos Paris2004, os moçambicanos  conquistaram 1 medalha, alcançada como referido, nos Jogos na edição brasileira Rio de Janeiro 2016, através da atleta Edmilsa Governo.

Edmilsa Governo

Quem é Edmilsa Governo?

Edmilsa Governo nasceu a 28 Fevereiro de 1998, em Moçambique, e tornou-se uma das figuras mais destacadas no atletismo paralímpico do país. Desde a infância, Edmilsa enfrentou desafios significativos devido à sua deficiência visual, No entanto, essas dificuldades não a impediram de sonhar grande e alcançar feitos notáveis no desporto Moçambicano.

O Início da Carreira

Edmilsa descobriu sua paixão pelo atletismo ainda jovem. Começou a treinar seriamente em 2010, sob a orientação de treinadores que viram seu potencial e desde o início da sua carreira, mostrou determinação e disciplina, características essenciais para um atleta de alta rendimento.

Primeiras Competições e Reconhecimento

A jovem atleta começou a competir em eventos nacionais, ganhando destaque nas provas de velocidade, particularmente nos 100 e 200 metros.

Em 2012, nos Jogos da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa e que se disputaram em Mafra, Portugal, a atleta conquistou três medalhas de Ouro nas distâncias de 100, 200 e 400 metros.

Em 2014, nos jogos da CPLP consegue a mesma proeza alcançada 2 anos antes e arrebata novamente 3 medalhas de ouros nas categorias de 100, 200 e 400 metros (T13).

Em 2015, conquista a medalha de Bronze nos mundiais Paralímpicos realizados em Doa, no Qatar

Em 2016, nos campeonatos da CPLP realizados em Cabo Verde, voltou a conquistar 3 medalhas de Ouro nas provas de 100, 200 e 400 metros.

O seu impressionante desempenho, rapidamente a transportou para a Pista da maior competição do Mundo e nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro começou a integrar a delegação de Moçambicana.

Nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2016, realizados no Rio de JaneiroBrasil,[8] 
conquistou
a medalha de bronze na prova dos 400 metros T12.[1]

Em 2021, nos jogos Paralímpicos de Tóquio a atleta classificou-se num honroso 6º lugar na prova dos 400 metros ( T13),

Em 2024, estará presente nos Jogos Paralímpicos de Paris, tendo sido a primeira africana a qualificar-se diretamente para o evento.

A esperança do Povo Moçambicano é enorme, na possibilidade de ver a atleta voltar a subir ao pódio à semelhança do que aconteceu no Rio de Janeiro, em 2016.

Um exemplo e determinação e superação

Edmilsa Governo é mais do que uma atleta; ela é um símbolo de determinação e superação. A sua história é um testemunho do que pode ser alcançado com perseverança e paixão.

Num país onde as dificuldades são enormes, Edmilsa emerge como uma luz brilhante, inspirando não apenas o mundo desportivo, mas a sociedade em geral. A sua carreira tem demonstrado, independentemente das circunstâncias, que os sonhos podem se tornar realidade com esforço e dedicação.

Perfil Atlético da atleta, pode ser consultado em Worldathletics.org e a carreira Paralímpica poderá ser consultada em Paralimpics.org

Força Moçambique !

Rumo a París2004!

Acompanhe as novidades da participação da Lusofonia nos Paralímpicos Paris 2024 em Paralímpicos stars

Paris2024: Lusofonia em destaque no Olympics.com

Tang Soo Do : Moçambique Nº 1 – Campeão do Mundo

Se gostou do artigo partilhe nas redes sociais ! Obrigado

Participante ativo na divulgação dos valores paralímpicos e do desporto adaptado como forma de inclusão social.
Show 2 Comments

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *