Miguel Monteiro é um exemplo inspirador de determinação e conquistas no panorama paralímpico nacional e internacional. Nascido a 23 de Dezembro de 2000 em Mangualde, Distrito de Viseu, Portugal, será uma das maiores esperanças nacionais para a conquista de medalhas nos Jogos Paralímpicos de Paris2024.
Com 23 anos de idade, em Paris irá cumprir a sua 3ª presença em Jogos Paralímpicos tendo a sua aventura. nestas andanças, iniciado nos Jogos Paralímpicos de Rio, em 2016.
A Carreira de Sucesso de Miguel Monteiro
Miguel Monteiro iniciou a sua carreira no atletismo aos 14 anos quando se apercebeu que seria possível praticar desporto de competição apesar da sua baixa estatura.
Com 15 anos participou no participou no seu primeiro Campeonato da Europa e a estreia não poderia ser mais auspiciosa. A sua prestação superou as melhores expectativas ao conquistar a medalha de bronze.
Rapidamente, o seu empenho e determinação foram premiados com a integração na Comitiva Portuguesa que esteve presente nos Jogos Paralímpicos do Rio2016, onde viria a alcançar um brilhante 5º lugar na prova de Peso que lhe garantiu um diploma de mérito.
Estavam lançadas as bases para uma carreira brilhante que tem sido percorrida ao longo dos últimos 8 anos, Destaca-se:
Mundial de Atletismo Londres2017: Conquistou a medalha de Prata no Mundial de Londres;
Europeus de Atletismo 2018: Conquistou a medalha de Prata no Europeu da modalidade;
Open de Atletismo Paris2019: Miguel Monteiro foi segundo classificado da geral (F40/F41) e primeiro classificado da sua classe (F40) no lançamento do peso com a marca de 10,13 metros.
Europeus de Atletismo 2021: Campeão da Europa ao conquistar a medalha de ouro no Lançamento do Peso F40 no Campeonato da Europa de Atletismo WPA Bydgoszcz 2021, Polónia. O atleta português alcançou o título com a marca de 10.92, recorde dos campeonatos da Europa.
Jogos Paralímpicos Toquio2020: Miguel Monteiro conseguiu conquistar a medalha de Bronze no lançamento do peso F40 dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, realizados em 2021 devido à pandemia.
O Comité Olímpico Português publicou um artigo sobre feito que abaixo se transcreve,
“ Miguel Monteiro conquistou na madrugada de hoje, 29 de agosto, a medalha de bronze no lançamento do peso F40 dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020. O atleta de 20 anos natural de Mangualde assegurou o terceiro lugar do pódio com o lançamento de 10,76 metros na competição realizada no Estádio Nacional de Tóquio. O recorde do mundo pertencente a Miguel Monteiro até à data foi batido por três vezes nesta prova com novo máximo estabelecido pelo atleta do Comité Paralímpico da Rússia, Denis Gnezdilov, que conquistou o ouro com 11,76 metros.
Miguel Monteiro revelou que “é uma grande honra ser medalhado paralímpico num palco onde só chegam os melhores dos melhores”. O lançador português fez um balanço positivo da sua segunda participação paralímpica e afirmou estar “satisfeito com o resultado”, deixando a garantia que vai “trabalhar para conseguir ainda melhores marcas e novos recordes pessoais”.
Esta foi a primeira medalha portuguesa nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020, que se soma aos cinco diplomas paralímpicos e cinco recordes nacionais já alcançados pelos atletas nacionais até ao momento na competição. “
Artigo extraído do Comité Paralímpico de Portugal
Campeonato de Atletismo Portugal2022 : Bateu o recorde do mundo no lançamento do peso F40 com a marca de 11,60 metros nos Campeonatos de Portugal de Pista Coberta, em Pombal.
Campeonato do Mundo de Atletismo Paris’2023 : Medalha de bronze no lançamento do peso F40 com a marca de 11,14 metros.
Miguel Monteiro – Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Atletismo Paris23
O resultado conquistado garantiu a abertura da primeira quota para Portugal na modalidade de atletismo para os Jogos Paralímpicos Paris’2024.
Sobre mais este enorme feito, Miguel Monteiro afirmou,
““Um dos objetivos era atingir lugares de pódio, mas sentimos que podíamos lançar mais. Esta medalha é fruto de muito trabalho, muitas horas na pista e no ginásio, e vamos continuar a trabalhar para alcançar ainda melhores marcas. Qualquer atleta sonha com a participação nos Jogos Paralímpicos e eu não sou menos nem mais, também sonho como isso”, afirmou Miguel Monteiro. “
In Comité Paralímpico Portugal
Campeonato do Mundo de Atletismo 2024 : Conquistou a medalha de Prata no lançamento do peso F40 no Campeonato do Mundo de Atletismo que decorre em Kobe, no Japão. A marca de 10.95 metros valeu-lhe o título de vice-campeão do mundo.
Sobre mais esta brilhante conquista a Federação Portuguesa de Atletismo escreveu,
”
O recordista do mundo do lançamento do peso F40, Miguel Monteiro, sagrou-se hoje vice-campeão do mundo nos WPA, que estão a decorrer até 25 de maio, em Kobe, no Japão.
Foi ao quinto ensaio que o português fez a sua melhor marca no concurso, 10,95 metros, que foi ganho por Denis Gnezdilov, com um lançamento de 11,36 metros, recorde dos campeonatos.
“Foi um concurso exigente, que nos obrigou a estar bastante ativos, naquilo que foi a preparação dos lançamentos, devido ao frio. No entanto, consegui responder bem e ficar no segundo lugar. Este é o resultado de um trabalho de equipa, para o qual contribuíram o treinador, os colegas de treino e a minha família. Agora é continuar a preparar os Jogos Paralímpicos de Paris e acreditar que é possível fazer mais e melhor”, disse Miguel Monteiro no final da competição.
Competiu também hoje Igor Raevschi, que foi sexto no lançamento do peso F53, com a marca de 5,42 metros, a sua melhor nesta temporada, na sua estreia nestes campeonatos. A prova foi ganha Giga Ochkhikidze, da Geórgia, com a marca de 8,79 metros, recorde dos campeonatos.
“Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de participar a um nível tão alto e poder conhecer os meus oponentes. Claro que não são os resultados que um atleta procura, mas algumas vezes ganhamos e outras vezes aprendemos”, disse Igor Raevschi no final da sua prestação.” Artigo completo aqui
Uma Chama forte de Esperança
Com o palmarés invejável, alcançado na sua curta carreira, nos Jogos Paralímpicos de Paris, Miguel Monteiro, terá oportunidade de continuar a inspirar Portugal e o Mundo com o seu espírito de entrega e superação que tem demonstrado ao longo da sua carreira.
Miguel Monteiro não é apenas um atleta paralímpico de destaque, mas uma figura cuja determinação e paixão pelo desporto transcende as barreiras da deficiência.
A sua história de superação e as suas conquistas desportivas são um testemunho poderoso do potencial humano e da capacidade de transformar desafios em oportunidades.
Em Paris Miguel continuará a ser um embaixador do desporto paralímpico, inspirando outros a perseguirem os seus sonhos com coragem e dedicação.
Ganda Miguel Monteiro! Vamos com tudo a Paris!
Notas :
Para obter os dados de suporte a este artigo foi consultada a excelente informação constante do site do Comité Paralímpico Portugal.
Consulte mais informação sobre Miguel Monteiro e outros extraordinários atletas na página do Comité Paralímpico Portugal
Veja também um excelente artigo sobre Miguel Monteiro publicado no Jornal do Centro
Se este artigo foi interessante e gostaria de consultar outros artigos relacionados com os Jogos Paralímpicos, acompanhe o Paralímpicos Stars
O Atletismos Português nos Jogos Paralímpicos
Participação Portugal Jogos Paralímpicos de Tóquio
O Atletismo faz parte dos Jogos Paralímpicos desde 1960 e atrai sempre o maior número de espectadores. O desporto oferece um vasto leque de competições e eventos e está aberto a atletas masculinos e femininos em todos os grupos de deficiências. Segundo dados do Comité Paralímpico de Portugal, existem 18 clubes em Portugal que se dedicam à formação e prática do Atletismo. Onde Praticar – Comité Paralímpico de Portugal (paralimpicos.pt)
Segundo os dados da Federação Portuguesa de Atletismo, o atletismo é a modalidade em que o Portugal conquistou mais medalhas em Jogos Paralímpicos. Ao todo, o país já conquistou 54 medalhas na história da competição somando os pódios das provas nas pistas e de campo (17 de ouro, 15 de prata e 21 de bronze.
As primeiras medalhas conquistadas foram alcançadas nos Jogos Olímpicos de Nova York e Stoke Mandeville , 1984 , onde Portugal terminou a participação nas modalidades de Atletismo com 13 medalhas ( 4 de Prata na estafeta 4*100 – classe C7/C8) e mais 3 de Ouro, 1 prata e 5 de Bronze.
Na história da participação paralímpica portuguesa , o atleta com mais medalhas conquistadas, foi Paulo Coelho com 7 medalhas, seguido de António Carlos Martins com 6 medalhas e Carlos Lopes com 4 medalhas
Na Última edição dos Jogos Olímpicos realizados em Toquio2020 ) 2021 devido à Covid-19), o Atletismo conquistou apenas 1 medalha, sendo a mesma conquistada pelo nosso
grande Campeão Miguel Monteiro ( Medalha de Bronze)
O Atletismo Português nos Paralímpicos Paris2024
Para os Jogos Paralímpicos de Paris, Portugal tem asseguradas 4 vagas, número que se situa muito abaixo das participações em eventos anteriores.
Mais do que medalhas será fundamental que as instituições responsáveis e o Governo do nosso País tenham especial atenção à evolução destas modalidades que são um motor fundamental para a integração e igualdade.
Não basta estar ao lado destes grandes atletas nos momentos de glória e afirmação!
É preciso investir para garantir que cada vez mais Jovens, sejam incentivados a praticar desporto adaptado!
Força Portugal! Rumo ao Jogos Paralímpicos Paris2024
Se gostou do conteúdo e pretende ver mais artigos relacionados , consulte em Paralímpicos Stars
Partilhe o artigo nas redes sociai. Vamos apoiar o desporto adaptado e os atletas Paralímpicos !
Pingback: Badminton: Beatriz Monteiro, Talento e Esperança para Paris 2024 - Paralímpicos Stars
Pingback: Paracanoagem : Norberto Mourão Sagrou-se Campeão Europeu de Canoagem - Paralímpicos Stars