Na maior montra do Desporto Mundial, Cabo Verde vai ter uma casa durante os Jogos Olímpicos de Paris’2024, destinada a promover a cultura nacional e a divulgar as suas potencialidades.
Segundo noticia avançada pelo Inforpress
De acordo com informações avançadas hoje pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), a Casa de Cabo Verde ou a Casa dos Parceiros nos Jogos Olímpicos situa-se no L’Avant Seine, em Paris, e tem o propósito de ser um espaço para a comunidade cabo-verdiana e de todos os países presentes nos jogos se reunirem, conviverem e apoiarem o “Team Cabo Verde”.
Para a materialização desta iniciativa conta com a parceria de empresas patrocinadoras nacionais e locais como Alou, BAI, Islndz, Sita, HD Consulting e Cabo Verde en Scène.
A Casa de Cabo Verde vai estar aberta de 26 de Julho a 10 de Agosto, período durante o qual vai decorrer às XXXIII olimpíadas.
Cabo Verde vai estar a competir nos Jogos Olímpicos de Paris com sete atletas, designadamente Samuel Freire, na meia-maratona, Jayla Pina e José Tati em natação, Nancy Moreira e David Pina no boxe, Victor Alvares d’Oliveira no esgrima e Djamila Correia e Silva no judo.
Integram a delegação um total de 26 elementos, dos quais os sete atletas qualificados, cinco treinadores (de boxe, esgrima, judo e natação) seis oficiais de equipa, além do chefe da missão, Léo Moreau, um médico, um fisioterapeuta, um preparador físico, um psicólogo e responsáveis da COC.
Esta é a maior delegação de sempre do pais (sete atletas) aos Jogos Olímpicos, que arrancam no dia 26 de Julho e terminam a 11 de Agosto em Paris.
Inforpress
Os Atletas de Cabo Verdianos em Paris2024
Samuel Freire : Um dos Atlelas a representar Cabo Verde
«Posso prometer dar o meu melhor nos Jogos Olímpicos em Paris»
Samuel Freire
Os Jogos Olímpicos arrancam oficialmente dentro de onze dias em Paris, a capital francesa, com a presença de todos os países lusófonos: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste.
A comitiva cabo-verdiana conta com sete atletas: Samuel Freire na maratona, Daniel Varela de Pina e Ivanusa Moreira no boxe, Victor Alvares na esgrima, Djamila Silva no judo e José Tati e Jayla Pina na natação.
A RFI teve a oportunidade de falar com Samuel Freire que está em plena preparação para os Jogos Olímpicos, visto que a prova da maratona será nos derradeiros dias das olimpíadas, a 10 de Agosto.
O atleta de 33 anos vai participar pela primeira vez nos Jogos Olímpicos.
Samuel Freire apurou-se pela via das vagas de universalidade, atribuídas aos países que não têm qualquer atleta qualificado para os Jogos Olímpicos deste ano no atletismo.
Para além de Samuel Freire, Cabo Verde que apresentará a maior delegação de sua história, teve destaque recente no boxe com David Pina e Nancy Moreira, e contará pela primeira vez com um atleta na esgrima, Victor de Oliveira. Angola conta com o atual campeão africano de judo, e estreante em Jogos Olímpicos, Edmilson Pedro.
Para conhecer ,melhor cada um dos atletas de Cabo Verde, sugerimos a leitura do artigo Cabo Verde : Quem São os 7 magníficos de Paris2024
Em Paris ,Cabo verde chegará à sua 8ª presença neste mega evento, tendo iniciado as participações em 1996. Apesar de ainda não ter conquistado medalhas nas Olimpíadas, o nº de atletas presentes tem vindo a aumentar e em França baterá o record de presenças ( 7)
Acompanhe os Jogos Paralímpicos e a presença de atletas de Portugal e da Lusofonia em Paralímpico stars
Artigos relacionados