Brasil: 373 medalhas nas Participações em Jogos Paralímpicos

Brasil nos Paralímpicos Tokio

 

O Brasil já conquistou 373 medalhas no total das suas participações em competições Paralímpicas, desde a sua estreia em 1972.  A sua primeira medalha foi conquistada em 1976.

As modalidades em que o Brasil mais se destaca  em número de pódios é o atletismo com 170 medalhas , a natação com 125 medalhas, 0 Judo com 25 , a Boccia com 11 e o  tenis de mesa com 8 medalhas.

 

Para a edição dos Jogos Paralímpicos de Paris2024, o Brasil já garantiu vagas para atletas de 13 das 22 modalidades que estarão em disputa no grande evento Mundial que decorrerá em Paris de 28 de agosto a 8 de setembro.

A delegação Brasileira assegurou a sua participação nas seguintes modalidades: Atletismo, Natação, Voleibol sentado (masculino e feminino), Goalball (masculino), Futebol, Ciclismo, Canoagem, remo, Taekwondo, Tiro, tiro com Arco, Boccia e Ténis de Mesa.

As quatro últimas modalidades garantiram participações em Paris, após o desempenho dos seus atletas nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, onde o Brasil obteve a melhor campanha da história daquela competição, com 343 medalhas no total, 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes.

No Atletismo, a Seleção Brasileira conquistou 37 vagas após a participação no Mundial de atletismo de Paris, onde a Seleção Brasileira conquistou 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes, o que lhe garantiu a segunda posição no quadro geral de medalhas, com mais pódios totais do que a China, que encerrou na liderança ao obter mais duas medalhas de Ouro que o Brasil.

Na Natação, as doze vagas foram confirmadas após a campanha do Brasil no Mundial de Manchester que decorreu entre Julho a Agosto de 2023, no qual o País obteve 46 medalhas (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes), números que lhe garantiram a quarta posição no quadro de medalhas.< Quanto à Seleção Brasileira de Futebol, esta conquistou a medalha de Bronze no Campeonato do Mundo, disputado em Agosto de 2023 e inserida nos Jogos Mundiais da Federação Internacional dos Desportos (IBSA, na sigla em inglês).

Já a equipe nacional de Goalball masculina foi campeã mundial em Portugal, em dezembro de 2022, e também garantiu a sua presença em Paris por ser finalista daquela competição, um dos critérios de classificação.

Quanto ao Voleibol a presença foi assegurada após a Seleção Feminina vencer o mundial da modalidade disputado na Bósnia, em 2022, enquanto a seleção Masculino foi campeã da Zona Championship realizada em 2023 no Canadá.

Em Fevereiro de 2023, o ciclismo paralímpico brasileiro garantiu duas vagas, sendo uma no masculino e outra no feminino, obtidas a partir do ranking internacional por nação.

Em Agosto de 2023, a Seleção Brasileira de canoagem paralímpica obteve as suas vagas no Mundial da modalidade, disputado em Duisburgo, na Alemanha. Ao todo, foram seis medalhas e quatro vagas para os Jogos nas seguintes classes: VL2 e KL1 no masculino, e VL3 e VL2 no feminina.

Em Setembro de 2023, o Brasil conseguiu a primeira vaga do remo brasileiro ao encerrar a prova Mundial que decorreu em Belgrado, na Sérvia, na sétima posição na classe PR1 1xW .

No Taekwondo, o Brasil terminou o ano com cinco vagas, que pertencem ao país e não aos lutadores, por meio do ranking mundial.

O Brasil e a Participaçáo nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020

Desta forma, os Jogos paralímpicos são encarados com elevado otimismo e com a expetativa do Brasil superar a marca dos últimos jogos realizados em Tóquio, onde o Brasil conquistou 72 medalhas , destacando-se o Atletismo com 28 medalhas, seguindo-se a Natação com 23 medalhas, o Judo três medalhas , a Boccia ganhou duas e o Tenis de mesa conseguiu três medalhas.

Tokio 2020 Paralimpicos Brasil

Este artigo foi suportado na comunicação da CPB. Para uma consulta mais detalhada sobre as participações Brasileiras em jogos Paralímpicos consulte aqui a informação

Força Brasil e parabéns pelo grande trabalho que estão realizando !

Veja outros temas relacionados com a Lusofonia Moçambique : Quando se estreou nos Jogos Paralímpicos? Quantas medalhas?

Participante ativo na divulgação dos valores paralímpicos e do desporto adaptado como forma de inclusão social.
Leave a Comment

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *