O Brasil já conquistou 373 medalhas no total das suas participações em competições Paralímpicas, desde a sua estreia em 1972. A sua primeira medalha foi conquistada em 1976.
As modalidades em que o Brasil mais se destaca em número de pódios é o atletismo com 170 medalhas , a natação com 125 medalhas, 0 Judo com 25 , a Boccia com 11 e o tenis de mesa com 8 medalhas.
Para a edição dos Jogos Paralímpicos de Paris2024, o Brasil já garantiu vagas para atletas de 13 das 22 modalidades que estarão em disputa no grande evento Mundial que decorrerá em Paris de 28 de agosto a 8 de setembro.
A delegação Brasileira assegurou a sua participação nas seguintes modalidades: Atletismo, Natação, Voleibol sentado (masculino e feminino), Goalball (masculino), Futebol, Ciclismo, Canoagem, remo, Taekwondo, Tiro, tiro com Arco, Boccia e Ténis de Mesa.
As quatro últimas modalidades garantiram participações em Paris, após o desempenho dos seus atletas nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, onde o Brasil obteve a melhor campanha da história daquela competição, com 343 medalhas no total, 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes.
No Atletismo, a Seleção Brasileira conquistou 37 vagas após a participação no Mundial de atletismo de Paris, onde a Seleção Brasileira conquistou 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes, o que lhe garantiu a segunda posição no quadro geral de medalhas, com mais pódios totais do que a China, que encerrou na liderança ao obter mais duas medalhas de Ouro que o Brasil.
Na Natação, as doze vagas foram confirmadas após a campanha do Brasil no Mundial de Manchester que decorreu entre Julho a Agosto de 2023, no qual o País obteve 46 medalhas (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes), números que lhe garantiram a quarta posição no quadro de medalhas.< Quanto à Seleção Brasileira de Futebol, esta conquistou a medalha de Bronze no Campeonato do Mundo, disputado em Agosto de 2023 e inserida nos Jogos Mundiais da Federação Internacional dos Desportos (IBSA, na sigla em inglês).
Já a equipe nacional de Goalball masculina foi campeã mundial em Portugal, em dezembro de 2022, e também garantiu a sua presença em Paris por ser finalista daquela competição, um dos critérios de classificação.
Quanto ao Voleibol a presença foi assegurada após a Seleção Feminina vencer o mundial da modalidade disputado na Bósnia, em 2022, enquanto a seleção Masculino foi campeã da Zona Championship realizada em 2023 no Canadá.
Em Fevereiro de 2023, o ciclismo paralímpico brasileiro garantiu duas vagas, sendo uma no masculino e outra no feminino, obtidas a partir do ranking internacional por nação.
Em Agosto de 2023, a Seleção Brasileira de canoagem paralímpica obteve as suas vagas no Mundial da modalidade, disputado em Duisburgo, na Alemanha. Ao todo, foram seis medalhas e quatro vagas para os Jogos nas seguintes classes: VL2 e KL1 no masculino, e VL3 e VL2 no feminina.
Em Setembro de 2023, o Brasil conseguiu a primeira vaga do remo brasileiro ao encerrar a prova Mundial que decorreu em Belgrado, na Sérvia, na sétima posição na classe PR1 1xW .
No Taekwondo, o Brasil terminou o ano com cinco vagas, que pertencem ao país e não aos lutadores, por meio do ranking mundial.
O Brasil e a Participaçáo nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020
Desta forma, os Jogos paralímpicos são encarados com elevado otimismo e com a expetativa do Brasil superar a marca dos últimos jogos realizados em Tóquio, onde o Brasil conquistou 72 medalhas , destacando-se o Atletismo com 28 medalhas, seguindo-se a Natação com 23 medalhas, o Judo três medalhas , a Boccia ganhou duas e o Tenis de mesa conseguiu três medalhas.
Este artigo foi suportado na comunicação da CPB. Para uma consulta mais detalhada sobre as participações Brasileiras em jogos Paralímpicos consulte aqui a informação
Força Brasil e parabéns pelo grande trabalho que estão realizando !
Veja outros temas relacionados com a Lusofonia Moçambique : Quando se estreou nos Jogos Paralímpicos? Quantas medalhas?