Boccia : Brasileiras assaltam Medalhas de Ouro no World BocciaCup 2024 – Póvoa de Varzim

Boccia: World BocciaCup Póvoa de Varzim

A world BocciaCup 2024, que está a decorrer na Póvoa de Varzim, está a transformar-se num verdadeiro festival feminino de Boccia, com as atletas da Lusofonia a dominarem a competição.

No fim de semana das finais, serão 3 as atletas que irão disputar as medalhas de ouro, um claro sinal do forte crescimento da modalidade no Brasil e que se evidencia nos lugares alcançados no Ranking mundial

Andreza Oliveira

Andeza Oliveira _ Imagem CPB

A atleta Brasileira e nº 2 do Ranking Mundial de Boccia na categoria BC1, assegurou a passagem a final da World BocciaCup da Póvoa de Varzim, ao derrotar nas meias finais a Tailandesa Satanan Phromsiri por 5 a 4 .

Apesar das dificuldades sentidas na fase de grupos, classificou-se na segunda posição, tendo assegurado a passagem à fase seguinte ao derrotar, no derradeiro confronto , a nº 4 do Ranking mundial, Dora Basic.

Amanhã, na final prevista para as 9h30 locais, Andreza irá defrontar a atleta das Bermudas Yushae Desilva-Andrade que atualmente está na posição nº 5 do ranking mundial.

Tratam-se de excelentes resultados e que abrem grandes perspectivas para o Brasil e para Andreza nos Jogos Paralímpicos de Paris2024.

Quem é Andreza Oliveira ?

ANDREZA VITÓRIA FERREIRA DE OLIVEIRA (Andreza Oliveira) é atualmente a nº 2 do ranking mundial de Boccia, categoria BC1. Nasceu em Pernanbuco, Brasil, em 2001 , tem 23 anos e aos dois anos de idade, foi diagnosticada com a Síndrome de Leigh (ou Doença de Leigh), uma doença neurodegenerativa hereditária rara que afeta o sistema nervoso central e considerada característica da paralisia cerebral.

Apesar da dificuldade para andar, começou a usar cadeira de rodas somente após os 11 anos. Ingressou na bocha / Boccia em 2015 e, no ano seguinte, já conquistou o 2º lugar nas Paralimpíadas Escolares e, em 2017, chegou a ser campeã pela classe BC2.

Já em 2018, passou por reclassificação e, atualmente, joga pela BC1. Em 2018, foi convocada para a Seleção Brasileira de bocha pela primeira vez.

Principais Conquistas

Ouro no individual BC1 e por equipes BC1/BC2 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; ouro no Mundial da modalidade no Rio de Janeiro 2022; bronze por equipes na etapa de Póvoa de Varzim, em Portugal, do Open Mundial da modalidade em 2019.

Confira a informação em Comité Paralímpico Brasileiro

Boa sorte Andreza e parabéns à CPB pelo enorme trabalho no desporto Paralímpico ! Um exemplo para a Lusofonia !

Evelyn de Oliveira

Evelyn de Oliveira, atual nº 4 do Ranking mundial, categoria BC3, assegurou a passagem à final do World BocciaCup Póvoa de Varzim, ao derrotar a grega Anna Ntenta ,nº 5 do Ranking após desempate (4 a 4 [1 a 0]).

Até às meias finais, a atleta passou invicta a fase de grupos e nos quartos de final eliminou a atleta Portuguesa Joana Pereira que ocupa a posição 61ª do Ranking mundial. Apesar da boa réplica dada pela atleta Portuguesa, acabou por sair derrotada por 4-3, um resultado honroso face ao poderio da atleta Brasileira.

Agora, na final que se realizará amanhã pelas 10h 40 locais, a certeza que temos é que o Brasil vai ganhar o Ouro, uma vez que Evelyn irá defrontar a sua compatriota Evani Calado.

Quem é Evelyn de Oliveira?

Boccia: Evelyn de Oliveira

EVELYN VIEIRA DE OLIVEIRA (Evelyn de Oliveira) nasceu em Mauá, estado de São Paulo, Brasil, em 1977 ( 46 anos) e é uma das maiores atletas da história da Bocha paralímpica no Brasil (no Brasil não se joga Boccia é Bocha mesmo e de elevada qualidade !).

Evelyn foi diagnosticada com uma doença congênita chamada atrofia muscular espinhal, não tendo os movimentos dos membros inferiores, e com limitação e comprometimento de força nos movimentos dos membros superiores.

Aos 22 anos, foi convidada por uma professora do SESI a conhecer atividades desportivas dentro da entidade. Lá, iniciou na bocha / Boccia

Principais Conquistas

Evelyn conquistou o Ouro no individual BC3 e bronze nos pares BC3 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; prata nos pares mistos na Copa América de 2021; ouro no individual e nos pares nos Jogos Parapan-Americanos Lima 2019; ouro nos pares nos Jogos Paralímpicos Rio 2016; ouro nos pares na Copa América 2015, em Montreal (CAN).

Será uma das representantes Brasileiras da equipa de Boccia em París2024 e uma das principais candidatas às medalhas Paralímpicas.

Conheça melhor a grande atleta, acedendo a https://cpb.org.br/noticias/ouro-no-rio-e-porta-bandeira-em-toquio-evelyn-de-oliveira-diz-que-treino-no-ct-sera-adaptacao-para-mundial-de-bocha/ e em Evelyn de Oliveira (paralympic.org)

Boa sorte para a final e para París2024 ! Enorme representante da Lusofonia !

Evani Calado

Evani Calado, atual nº 15 do Ranking mundial, assegurou a passagem à final do World BocciaCup Póvoa de Varzim, ao derrotar a Britanica Sally Kidson ,nº 23 do Ranking por 3 a 2.

Até às meias finais, a atleta passou invicta a fase de grupos e nos quartos de final eliminou a atleta argentina Stefania Ferrando ( nº 13 do Ranking) por expressivos 6 a 1.

Amanhá disputará a final de Boccia BC3 com a compatriota Evelyn de Oliveira , numa disputa que promete ser uma enorme propaganda para a modalidade. A final está prevista realizar-se pela 10h40 locais.

Quem é Evani Calado?

EVANI SOARES DA SILVA CALADO (Evani Calado) nasceu em Garanhuns, Pernmbuco, Brasil, em 1989 ( 34 anos) e é uma excelente praticante de Boccia. Conquistou com a compatriota Evelyn de Oliveira a medalha de Ouro por equipas nas Paralimpiadas do Rio de Janeiro 2016.

Evani teve paralisia cerebral ao nascer causada por falta de oxigênio na hora do parto. Com 20 anos e durante a frequência do 1º semestre da faculdade de publicidade e propaganda, a atleta conheceu a bocha/Boccia num projeto da universidade.

Principais Conquistas

Evani Calado conquistou o Ouro por equipes da classe BC3 nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Boa Sorte Evani, para a final de amanhã!

Se gostou do artigo e pretende ver mais sobre a participação de Portugal e da Lusofonia nos Jogos Paralímpicos Paris 2024, acompanhe Paralímpicos Stars

Mais artigos sobre Boccia

Boccia: Jose Gonçalves Brilha na Capital do Boccia – World BocciaCup – Póvoa de VarzimBoccia: Os 10 magnificos de Paris 2024

Participante ativo na divulgação dos valores paralímpicos e do desporto adaptado como forma de inclusão social.
Show 1 Comment

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *