Os dez atletas de boccia que você deve estar atento a partir de 28 de Agosto, quando os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 arrancarem.
Os 10 Mágicos do Boccia
Adam Peska (República Checa)
É o atual campeão paralímpico individual Boccia BC3 e levou o ouro na sua estreia nos Jogos em Tóquio-2020. `É atualmente o nº4 do Ranking mundial e em final de 2023 liderava a classificação.
André Ramos (Portugal)
André Ramos ficou de fora do pódio em Tóquio-2020, terminando em quarto lugar nas competições individuais e por equipes. Desde então, conquistou o bronze nos Mundiais de 2022 e nos Europeus de 2023 e tentará repetir o feito na capital francesa. Atualmente, encontra-se 5ª posição do Ranking mundial.
Andreza Vitoria Oliveira (Brasil)
Depois de ficar fora do pódio em Tóquio-2020, ela conquistou os títulos mundiais de 2022 e parapan-americanos de 2023 na categoria BC1. Neste momento, é nº 2 do Ranking mundial e é uma fortíssima candidata da Lusofonia às medalhas em Paris.
Claire Taggart (Grã-Bretanha)
Atleta número um do mundo, Taggart consolidou seu status de candidata ao pódio de Paris 2024 ao conquistar o ouro no Mundial de 2022. A britânica espera que seja a terceira vez em Paris, quando se tornar três vezes paralímpica. Atualmente ocupa 0 1º lugar do Ranking na categoria BC2.
Daniel Michel (Austrália)
O australiano será uma das maiores ameaças à defesa do título paralímpico de Adam Peska na competição individual masculina Boccia BC3. O atual medalhista de bronze paralímpico agora tem o seu primeiro título mundial no currículo, depois de conquistar o ouro em 2022. Atualmente , ocupa 0 1º lugar do Ranking mundial.
Sonia Heckel(França)
Sónia Heckel é a Lider mundial na categoria de BC3 e será das mais fortes candidatas ao ouro. A atleta nos Jogos paralímpicos contará com a concorrência de Evelyn Oliveira (Brasil – 4ª Ranking) e Ana Sofia Costa (Portugal – 6ª Ranking).
Yee Ting Jeralyn Tan
É neste momento a líder mundial de BC1 e será uma das mais fortes candidatas ao ouro. Contará com a concorrência da lusofonia, Andreza Oliveira (Brasil).
Watcharapon Vongsa (Tailândia)
O número um do mundo na categoria BC2 masculina continuará a sua saudável rivalidade e parceria com o companheiro de equipe Worawut Sanengampa em Paris. Vai procurar vingar a sua derrota na final individual de Tóquio-2020 para Hidetaka Sugimura e conquistar um quinto ouro paralímpico. É o líder do ranking mundial em BC2.
Yuk Wing Leung (Hong Kong, China)
Esta lenda do Boccia irá para a sexta edição dos Jogos Paralímpicos. O tricampeão paralímpico volta a ser candidato ao pódio como atual medalhista de bronze individual e prata de duplas na categoria BC4. No entanto, conta com uma concorrência fortíssima e atualmente é 4º no ranking mundial.
Muhamad Syafa (Indonésia)
Muhamad Syafa, é o nº 1 mundial da categoria de Boccia BC1 e será um dos mais fortes candidatos ao ouro em París. Contará coma concorrência de Witsanu Huadpradit, David Smith e André Ramos ( Portugal).
Aqui fica o TOP TEN das grandes figuras do Boccia mundial, uma modalidade onde Portugal e Brasil aspiram legitimamente a lutar pelo pódio. Fruto de um extraordinário trabalho a nível de clubles, onde se destacam o SC Espinho; FC PORTO e SC BRAGA entre outros, Portugal ocupa uma honrosa 6ª posição por equipas do Ranking mundial e o Brasil ocupa a 5ª posição.
A competição inicia-se a 29 de Agosto e irá prolongar-se ao longo da semana seguinte , até ao dia 5 de Setembro. Confira todo o calendário das provas aqui
Se gostou do artigo e pretende mais informação sobre a participação de Portugal e da Lusofonia nos jogos Paralímpicos, acompanhe paralímpicos Stars
Pingback: Boccia : World BocciaCup na Póvoa de Varzim - 8 a 16 de Julho - Paralímpicos Stars
Pingback: Boccia: José Gonçalves Funnnnnnnnnntástico no World BocciaCup 2024 - Paralímpicos Stars
Pingback: Boccia : Brasileiras assaltam Medalhas de Ouro no World BocciaCup 2024 - Póvoa de Varzim - Paralímpicos Stars