Beatriz Monteiro é um talento e uma esperança enorme para Portugal conquistar o pódio nos Jogos Paralímpicos de Paris, na modalidade de Badminton.
Com apenas 18 anos de idade, a jovem atleta de Badminton irá participar pela 2ª vez no maior evento paralímpico mundial.
Depois de ter alcançado um honroso 5.º lugar nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, a jovem atleta conseguiu assegurar a vaga para Paris por via da posição do ranking mundial e garantir a sua segunda participação paralímpica.
Apesar de toda a sua juventude, Beatriz já apresenta um currículo notável e no decorrer de 2024 tem vindo a conseguir excelentes resultados e que lhe abrem boas perspectivas para os jogos de Paris.
As Conquistas de Beatriz Monteiro
Em 2024, a jovem atleta, no Torneio Internacional de Badminton, realizado em Vitória, em Abril, alcançou o segundo lugar do pódio de pares femininos SL3-SU5 (SL3: atletas com comprometimento ao nível dos membros inferiores; SU5: atletas com comprometimento ao nível dos membros superiores).
A dupla foi partilhada com a atleta francesa Catherine Naudin que na final derrotou a dupla composta por Tugce Celik (Turquia) e Palak Kohli (Índia).
No inicio do ano Beatriz Monteiro, já tinha conseguido uma excelente prestação no campeonato do mundo de Badminton, realizado em Pattaya, Tailândia ao terminar as provas onde participou num honroso 5º lugar. (singulares femininos SU, pares femininos SL3/SU5 ( par Catherin Naudin).
Em 2023 a atleta registou brilhante participação no torneio Spanish Para Badminton International Toledo 2023, realizado na cidade espanhola de Toledo, ao assegurar a medalha de bronze em singulares femininos SU5 e a prata em pares femininos SL3/SU5, onde fez dupla com a francesa Catherine Naudin.
Em 2022, Beatriz Monteiro conquistou a medalha de bronze em pares femininos no 4.º Torneio Internacional de Badminton Fazza Dubai.
Força Beatriz para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024
O Paralympics.org deu o destaque a esta jovem e talentos atlela :
ACom apenas 18 anos, Beatriz Monteiro já tem uma história cativante para compartilhar no mundo do badminton paraense. 🏸
Beatriz foi a atleta mais jovem da delegação portuguesa nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020. “Eu tremia de medo”, conta. A estrela em ascensão encarou o desafio e garantiu um impressionante quinto lugar em sua classe 5.A contagem regressiva para os próximos Jogos de Verão, que acontecem de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024, começou oficialmente. Fique atento a toda a emoção e atualizações – você não vai querer perder um momento no caminho para Paris 2024! 🔥🇨🇵A visão do Comitê Paralímpico Internacional é criar um mundo inclusivo por meio do esporte paraense. Nossa missão é liderar o Movimento Paralímpico, supervisionar a realização dos Jogos Paralímpicos e apoiar os membros para permitir que os atletas paraenses alcancem a excelência esportiva.
Paralympic.com
Recordando mais alguma informação interessante do percurso da extraordinária atleta
Sou a Beatriz Monteiro, tenho 15 anos e comecei a praticar badminton quando tinha apenas 9 anos, no meu 5.º ano de escolaridade. Não tive qualquer influência para começar a praticar este desporto, simplesmente tive curiosidade e decidi experimentar pois era algo diferente do que eu estava habituada. Iniciei-me no desporto escolar e comecei-me a apaixonar pela modalidade. Inscrevi-me num clube chamado ESMA, onde comecei a treinar com mais frequência, mas sentia que a minha evolução não estava a ser muito notável.
Entretanto, decidi mudar de clube e fui para o NST (Núcleo Sportinguista de Tires), onde tive uma grande progressão e um grande apoio por parte dos meus colegas de treino e treinadores. Agora represento a Académica de Coimbra (AAC). Comecei a entrar em torneios nacionais e a ficar com cada vez mais vontade de treinar e em 2018 recebi a notícia que ia ter oportunidade de representar Portugal internacionalmente.
A primeira vez que representei Portugal foi em Dublin, na Irlanda, onde fui classificada na categoria SU5 e tive a oportunidade de poder jogar. A partir daí, comecei a participar em mais torneios internacionais na Europa e na América do Sul. Tive o prazer de representar Portugal no Europeu e conquistei uma medalha de bronze em 2018. Em 2020 participei num torneio na América do Sul, nomeadamente no Brasil e no Perú onde conquistei dois pódios, uma medalha de bronze e outra de prata.
Decidi ingressar no projeto UAARE para conseguir conciliar os meus estudos com os treinos, em 2021, no início do 2.º período. Tem sido um grande apoio, pois estou no Curso de Ciências e Tecnologias e preciso de tempo para poder estudar e treinar. Estou muito grata a todos os professores por me estarem a ajudar com esta mudança.
No futuro, gostaria muito de me qualificar para os Jogos Paralímpicos de Tokyo 2021. Seria um verdadeiro sonho para mim! Resta-me apenas um torneio para terminar a qualificação. Se este meu ideal não se concretizar, irei focar-me no torneio Paris 2024. Este ano vai ser muito bom em termos de competições importantes. Terei um Campeonato do Mundo pela frente e vou trabalhar bastante para alcançar os meus objetivos, contando para isso com o apoio do Comité Paralímpico de Portugal, da Federação Portuguesa de Badminton e de todos os treinadores que me acompanham.
Estou extremamente grata à minha família, amigos, colegas de treino e treinadores, pelo apoio que me têm dado. Mais uma vez gostaria de agradecer ao CPP, à FPB e ao clube por me proporcionarem a possibilidade uma maior participação em torneios internacionais. Não posso também deixar de expressar a minha gratidão à Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, a todos os professores da UAARE e os que lecionam a turma CT2, que me têm prestado uma grande ajuda neste grande momento de mudança na minha vida.
Beatriz Monteiro em Beatriz Dias Monteiro | UAARE (min-educ.pt)
Se gostou do artigo e pretende mais informação relacionada com os atletas paralímpicos de Portugal e da Lusofonia, acompanhe paralímpicos Stars