O Comité Paralímpico Internacional (IPC) confirmou esta quinta-feira, 27 de junho, a atribuição de mais duas quotasnão-nominais, uma masculina e uma feminina, para Portugal na modalidade de atletismo para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.
Portugal estará assim representado por seis atletas na modalidade de atletismo na competição que se realiza de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024 na cidade de Paris, em França.
As duas vagas nacionais de atletismo hoje confirmadas foram atribuídas por via de um método que tem por base as marcas de qualificação registadas pelos atletas de todo o mundo.
Portugal tem agora 21 quotas asseguradas em seis modalidades para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.
O boccia tem seis atletas confirmados pelos individuais Ana Sofia Costa, José Gonçalves e Carla Oliveira e a equipa BC1-BC2 que será composta por três atletas. O atletismo possui seis quotas não-nominais e a natação quatro, sendo que estas últimas serão preenchidas pelos nadadores Daniel Videira, Diogo Cancela, Marco Meneses e Tomás Cordeiro. A canoagem tem a participação dos canoístas Alex Santos e Norberto Mourão garantida, o badminton estará representado por Beatriz Monteiro e o ciclismo tem asseguradas duas vagas não-nominais para representação nacional em Paris 2024.
comunicado do Comité Paralímpico de Portugal
Caso pretenda mais artigos relacionados com a Participação de Portugal e da Lusofonia nos Jogos Paralímpicos de París 24, consulte Paralímpicos stars
A lista de vagas para os Paralímpicos
Lista de quotas conquistadas por Portugal e atletas definidos:
– Atletismo (6): A definir.
– Badminton (1): Beatriz Monteiro.
– Boccia (6): Ana Sofia Costa, José Gonçalves, Carla Oliveira, e três atletas ainda a designar da equipa BC1-BC2
– Canoagem (2): Alex Santos e Norberto Monteiro.
– Ciclismo (2): Luís Costa e Telmo Pinão.
– Natação (4): Daniel Videira, Diogo Cancela, Marco Meneses e Tomás Cordeiro.
Destaque no Atletismo: Carina Paím
A Atleta Carina Paim nasceu a 3 de Maio de 1999, 25 anos e é uma das melhores atletas Portuguesas na disciplina de 400 metros.
Conquistou a medalha de bronze nos 400 metros T20 (deficiência intelectual) nos Mundiais de atletismo paralímpico, que se realizaram também na cidade de Paris, atrás da norte-americana Breanna Clark, com novo recorde do mundo de 55,12, e da ucraniana Yuliia Shuliar, 56,29.
Como corolário da extraordinária prestação, conseguiu ser uma das primeiras a conseguir o passaporte para os Jogos Paralímpicos de Paris.
Na Altura Carina comentou,
«Tínhamos como objetivo ficar nos quatro primeiros lugares para abrir quota para os Jogos Paralímpicos Paris2024. Estou muito mais contente com o bronze, não estava nada à espera, todo o esforço que fizemos foi recompensado. Assim que passei a meta e vi que tinha chegado ao pódio, foi uma sensação incrível. Este resultado deixa-me mais animada para o resto da preparação», afirmou Carina Paim.
Tínhamos como objetivo ficar nos quatro primeiros lugares para abrir quota para os Jogos Paralímpicos Paris2024. Estou muito mais contente com o bronze, não estava nada à espera, todo o esforço que fizemos foi recompensado. Assim que passei a meta e vi que tinha chegado ao pódio, foi uma sensação incrível. Este resultado deixa-me mais animada para o resto da preparação»
Carina Paim – Texto extraído do Jornal “A Bola”
Outro dos momentos importantes da carreira da Atleta foi a conquista da Medalha de Bronze no Campeonato do Mundo de Atletismo World Para Athletics realizado no Dubai em 2019
O Campeonato do Mundo de Atletismo World Para Athletics realizado no Dubai terminou hoje com a terceira medalha portuguesa. Carina Paim acelerou a toda a velocidade nos 400 metros T20 e a marca de 59.15 segundos deu-lhe a medalha de bronze e a abertura nesta competição da quarta quota para Portugal nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.
Comité Paralímpico Portugal
e ainda a participação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio , onde alcançou um extraordinário 4.º lugar nos 400m T20 com 58.83 segundos e o respetivo diploma paralímpico para Portugal numa prova em que o recorde do mundo foi batido pela americana Breanna Clark com 55.99 segundos.
“Na eliminatória de ontem vi a luzinha do bronze e hoje lutei bastante por essa medalha, mas infelizmente não foi possível. O quarto lugar nos Jogos Paralímpicos acaba por ser um bom resultado, regresso a Portugal de consciência tranquila porque dei tudo e com a certeza de que vou trabalhar muito para em Paris 2024 estar no topo da classificação”
Carina Paím – Texto extraído do COP
Este é o currículo de uma extraordinária atleta cheia de garra e vontade de superação e uma das maiores esperanças nacionais, na conquista de medalhas em París
Força Carina !
Se gostou do conteúdo deste artigo e pretender ver mais artigos sobre a participação de Portugal e da Lusofonia nos Jogos Paralímpicos, consulte Paralímpicos stars
Partilhe nas redes sociais ! Obrigado
Pingback: Filipe Marques :Triatlo Assegura a Portugal mais 1 vaga nos Paralímpicos de Paris Filipe Marques :Triatlo Assegura a Portugal mais 1 vaga nos Paralímpicos de Paris - 2024
Pingback: Paralímpicos Paris 2024 : Tudo o que precisa saber - Paralímpicos Stars
Pingback: Paralímpicos Paris2024 :Portugal Mais 1 Modalidade Representada - Paralímpicos Stars